domingo 21 de julho de 2024

Discípulos de Jesus,3 lições que podemos aprender com eles.

Publicado: Modificado em 1,4K Visualizações
Jesus pregando na praia junto com pedro e Tiago

O convite do Mestre : Jesus convida seus discípulos.


Ao andar pelo mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos pescadores, Simão, chamado Pedro, e André, que jogavam suas redes ao mar. Embora não conhecessem Jesus, eles seguiram sua voz e tornaram-se seus discípulos. Essa passagem bíblica é importante porque mostra como Jesus escolheu seus discípulos aqueles que caminhariam com ele, aprenderiam com seus ensinamentos e milagres, e continuariam a pregar o evangelho da salvação.

O primeiro ponto a ser destacado é que Jesus não era um conhecido dos irmãos. Eles talvez tenham ouvido falar sobre alguém anunciando um reino celestial, mas não o conheciam pessoalmente. Além disso, eles não eram pessoas cultas, pois a bíblia relata que não sabiam muito sobre política. A Galiléia era governada por Herodes Antipas, e Jerusalém era comandada por Pilatos. Os irmãos eram pescadores e, naquela época, o reino que conheciam não lhes trazia uma visão muito boa.

O segundo ponto é que os irmãos tinham um ofício e provavelmente projetos pessoais. Como deixar tudo para seguir o sonho de outra pessoa?
O terceiro ponto foi Jesus não fez um discurso longo e persuasivo. Em vez disso, ele disse simplesmente: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Os irmãos entendiam de pescar peixes, mas Jesus lhes prometeu uma pesca diferente.

Há outras questões a serem consideradas, como a família dos irmãos, que provavelmente se preocupava com a decisão de abandonar suas vidas para seguir um estranho. Pedro também precisou explicar sua escolha em ser um discípulos para sua esposa. Mas a principal conclusão que se pode tirar é que Jesus não impunha seu sonho aos outros. Ele apenas o expunha com tanta convicção que seu sonho se tornava o sonho de quem o ouvia.

O que me maravilha em Jesus é que suas escolhas para formar seu ministério foram escolhas improváveis. Ele escolheu pessoas de temperamentos impulsivos e de poucos conhecimentos, em vez de trabalhar com os que muitos aceitariam. Jesus preferiu lapidar o caráter de seus discípulos com suas pregações, ações e milagres do que escolher um doutor da lei que já estava limitado a costumes e tradições humanas.

Por isso, nenhum sonho perdurará como o de Jesus. Seu maior sonho é o amor ao próximo e que todos sejam salvos! Embora tenham matado Jesus na cruz, seu sonho e seu evangelho ainda estão vivos hoje. E aqueles de caráter improvável foram os que deram continuidade a esse evangelho do reino dos céus após a morte de Cristo, mostrando que Jesus usa quem ele quer, onde ele quer, mesmo que seja o maior dos pecadores, como Paulo.

Aceite o convite de Jesus e seja um discípulos coparticipante de seus sonhos e propagador do evangelho do reino dos céus. Ele capacitará você, assim como capacitou Pedro, Tiago, João e todos os outros evangelho e decidiram aceitar o convite de Jesus para seguir seus sonhos.

Eu encorajo você a fazer o mesmo. Seja um pescador de homens, propagando o amor e a salvação através do evangelho de Cristo. Não importa qual seja a sua profissão, sonhos ou metas pessoais, Jesus pode transformá-los em algo maior e mais significativo. Ele pode capacitá-lo e guiá-lo em um caminho que trará verdadeiro propósito e significado à sua vida.

Então, assim como Pedro e André, deixe tudo para seguir Jesus e se tornar um pescador de homens. Deixe que Ele o guie em um caminho de amor, graça e salvação. E assim como os discípulos de Jesus, você também pode ser usado para propagar o evangelho e transformar vidas.

Que a mensagem de amor e salvação de Jesus continue a ser propagada em todo o mundo, e que mais pessoas aceitem o convite para seguir seus sonhos e tornar-se pescadores de homens..

Por que Jesus escolheu pescadores simples como Simão Pedro e André para serem seus discípulos em vez de pessoas cultas ou doutores da lei?

Jesus escolheu pessoas simples e improváveis para serem seus discípulos, pois preferiu lapidar o caráter delas com suas pregações, ações e milagres do que trabalhar com aqueles que já estavam limitados a costumes e tradições humanas.

Qual era o sonho de Jesus e como ele esperava que seus discípulos o ajudassem a propagá-lo?

O maior sonho de Jesus era o amor ao próximo e que todos fossem salvos, e ele esperava que seus discípulos ajudassem a propagar esse evangelho do reino dos céus após sua morte, tornando-se “pescadores de homens” e propagando o amor e a salvação através do evangelho de Cristo.

Como o exemplo de Jesus na escolha de seus discípulos pode ser aplicado na minha vida pessoal?

Assim como Jesus escolheu pessoas com perfis improváveis e de diferentes origens para seguir seus sonhos e pregar o evangelho, todos nós podemos encontrar em nossas vidas pessoas que podem nos ajudar a alcançar nossos próprios sonhos e objetivos, mesmo que elas não sejam aquelas que consideramos ideais. Além disso, podemos nos inspirar no exemplo de Jesus e escolher pessoas que sejam improváveis e diferentes para trabalhar conosco em nossos próprios projetos, a fim de ampliar nossos horizontes e perspectiva

Como a decisão de seguir Jesus pode trazer verdadeiro propósito e significado à minha vida?

Seguir Jesus pode trazer verdadeiro propósito e significado à vida de uma pessoa porque Ele oferece um caminho de amor, graça e salvação. Ao seguir Jesus, podemos encontrar um propósito maior para nossa vida, que é propagar a mensagem de amor e salvação a todas as pessoas, independentemente de sua origem, crença ou condição social. Isso pode nos ajudar a encontrar significado e alegria em nossas vidas, pois estaremos trabalhando em prol de algo que é maior do que nós mesmos.

Você pode gostar de ler

Deixe seu comentário