domingo 3 de março de 2024

O poder do exemplo: como a história do rei Uzias nos ensina a importância de deixar um legado positivo!

por Giovanne Silva
Publicado: Modificado em 882 Visualizações
Homem sentado no banco triste com a soberba

Estes versos também expõem a relevância do exemplo familiar que deixamos para nossos filhos, Uzias estava seguindo o exemplo de seu pai, Amazias. Isso nos faz pensar: que tipo de exemplos nossos filhos seguirão deixados por nós?

Recentemente, vi um vídeo nas redes sociais de uma mãe com seu filho e outro no carrinho de bebê, roubando uma planta de uma casa. Será que essas crianças vão entender que roubar é errado quando crescerem?

Também houve a prisão recente de um homem e sua esposa por estelionato aqui em Goiás. Eles usavam a foto de uma criança entubada na UTI para pedir dinheiro, dizendo que era filha de uma família pobre e humilde. Para piorar, usavam seu próprio filho para gravar um vídeo se passando por irmão da criança entubada. Que tipo de exemplo é esse?

Qual o exemplo e testemunho de Uzias?

O rei Uzias viu seu pai servindo a Deus, sendo honesto, seguindo os caminhos do Senhor e tomando decisões segundo seus conselhos divinos. Uzias quis seguir este bom exemplo, e a Bíblia mostra que ele prosperou em todas as áreas de sua vida, servindo a Deus.

No entanto, algumas pessoas não sabem como administrar as bênçãos de Deus. Elas se encantam com elas e se esquecem de Deus. Este foi o caso de Uzias, conforme mostrado no versículo 16:

“Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.”

2 Crônicas 26:16

Uzias achou que não precisava mais obedecer às regras e às leis, que era poderoso demais e que podia fazer o que bem quisesse. Foi exatamente ai que a mão de Deus saiu da vida dele, pois Deus não tolera a soberba e a arrogância. Enfim, aquele que andava corretamente e prosperava foi acometido por uma das piores doenças bíblicas: a lepra.

A vida deste rei nos ensina uma grande lição: o bom exemplo gera bons frutos, o andar com Deus nos traz prosperidade em todas as áreas e a soberba, a arrogância e a rebeldia nos afastam de Deus e de suas bênçãos.

Cabe a cada um de nós fazer uma boa escolha. Antes de encerrar, deixo uma pergunta: que tipo de exemplo estamos deixando para nossos filhos e para nossa geração? Respondamos individualmente, de forma íntima e particular para nós mesmos e para Deus.

FAQs:Perguntas Frequentes

Qual é a lição que podemos aprender com a vida do rei Uzias?

A vida do rei Uzias nos ensina que o bom exemplo gera bons frutos, o andar com Deus nos traz prosperidade em todas as áreas, e a soberba, a arrogância e a rebeldia nos afastam de Deus e de suas bênçãos.

O que aconteceu com Uzias quando ele se exaltou e se corrompeu?

Quando Uzias se exaltou e se corrompeu, a mão de Deus saiu da vida dele, e ele foi acometido por uma das piores doenças bíblicas, a lepra.

Que tipo de exemplo estamos deixando para nossos filhos e para a próxima geração?

Cada um de nós precisa refletir sobre que tipo de exemplo estamos deixando para nossos filhos e para a próxima geração, porque nossos filhos vão seguir os nossos exemplos, assim como Uzias seguiu o exemplo de seu pai Amazias.

Você pode gostar de ler

Deixe seu comentário